80% dos casos atendidos no Pronto Atendimento da Santa Casa de São Roque poderiam ser resolvidos na Unidade Básica de Saúde. Procure esse serviço antes de enfrentar filas no Pronto Atendimento.

O Pronto Atendimento da Irmandade da Santa Casa de São Roque adota a o Acolhimento com Classificação de Risco (recomendado pelo Ministério da Saúde), um método de triagem que classifica as demandas pela gravidade e pelo risco de agravamento durante a espera por atendimento.

Na prática, a equipe médica prioriza os casos que apresentam risco de morte ou complicações graves e, conforme a dinâmica e o desfecho desses atendimentos, passa a atender os casos menos urgentes. A graduação desses riscos é sinalizada por cores que seguem um padrão internacional:

  • Vermelho: Emergência: prioridade, risco de morte. Atendimento imediato.
  • Amarelo: Urgência sem risco de morte. Atendimento após casos laranjas
  • Verde: Pouca urgência, quadro de saúde permite aguardar pelo atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde, como um Posto de Saúde. Atendimento após casos amarelos.
  • Azul: Nenhuma urgência quadro de saúde permite aguardar pelo atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde, como um Posto de Saúde. Atendimento após casos verdes.

Conhecer essa informação é importante para compreender a demora no atendimento e para decidir se é realmente necessário procurar o pronto atendimento quando o problema pode ser resolvido em uma Unidade Básica de Saúde.